BLOG COLETIVO

INTERAÇÃO DE AMIGOS.
VOCÊ, É A PÉROLA QUE FALTAVA. QUE BOM QUE VEIO.

Seguidores-onde foram parar??

MEUS VISITANTES.





Image and video hosting by TinyPic


Volte Sempre!!!
Estarei sempre aqui, lhe esperando.
s-16917http://2.bp.blogspot.com/_vzrlnu76oJw/S59hupVevMI/AAAAAAAAC5k/AbinGmJaIbo/s320/TOTOSANDRA.jpg


quarta-feira, 26 de maio de 2010

COLETIVA SOBRE O BLULLING

ESTA É UMA PROMOÇÃO DO BLOG Ana Karla, do blog Misturação.

UM TEMA MUITO DISCUTIDO NAS ESCOLAS DO BRASIL TODO.
ALIAS, AMANHÃ A NOSSA ESCOLA VAI ESTAR REALIZANDO UM TRABALHO BEM VOLTADO PARA ESTE PROBLEMA MUNDIAL..
ALGUMAS TURMAS JÁ FOI TRABALHADO ONTEM. AMANHÃ REALIZAREMOS LEITURA, DISCUSSÕES E QUESTIONÁRIOS.

O QUE É REALMENTE O Bullying ?





O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.

Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de BULLYING possíveis, relaciono algumas ações que costumam estar presentes:


Colocar apelidos jocosos
Ofender
Zoar
Gozar
Gongar
Encarnar
Sacanear
Humilhar
Agredir
Bater
Chutar
Empurrar
Ferir
Roubar
Quebrar pertences.

A ESCOLA JÁ TRABALHA A TEMPO ESTAS QUESTÕES.
MAS, AGORA O ESTADO DE SANTA CATARINA, LANÇOU UMA CARTILHAR, DA QUAL IREMOS DISCUTIR SOBRE ESSAS "BRINCADEIRAS", QUE OS ALUNOS DIZEM, NÃO TER MAL ALGUM. mAS, QUE NO FUNDO NÃO TEM NADA DE BRINCADEIRA, E SIM DE GRANDES MALDADES.
FAREMOS UMA PARADA COM OS ALUNOS. TODOS AO MESMO TEMPO, CADA UM EM SUAS SALAS.REFLETINDO, E BUSCANDO ALTERNATIVAS DE MUDANÇAS. REVENDO ATITUDES E AÇÕES PARA MELHORAR.
ESTAS IMAGENS É DO MATERIAL RECEBIDO.DO QUAL IREMOS TRABALHAR NA ESCOLA.

Bullying














Escolas municipais receberão 14 mil exemplares de cartilha sobre bullying

(LINK DO TEXTO JÁ ABAIXO..LOCAL DE RETIRADA)


"Jaraguá do Sul - A Secretaria da Educação recebeu na última quarta-feira (12) cerca de 14 mil exemplares de 10 páginas, em forma de gibi, da cartilha “Bullying, isso não é brincadeira!”, elaborada pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina, com apoio da Assembléia Legislativa e do Governo do Estado. A publicação está disponível na secretaria a partir desta terça-feira (18) para que as diretoras das escolas municipais recolham o material e a distribua aos 12.245 alunos do 1º ao 9º ano.

Bullying na escola, segundo a cartilha, são atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, praticadas por um aluno ou grupo contra outro, causando sofrimento e angústia. Basicamente, essas ações abrangem uma combinação entre a intimidação e a humilhação das pessoas, geralmente passivas ou que não possuem condições de exercer o poder sobre alguém. Em outras palavras, é uma forma de abuso psicológico, físico e social. No ambiente escolar, costuma se manifestar pelo uso negativo de apelidos e por expressões pejorativas.

Orientadoras e supervisoras escolares da Secretaria da Educação de Jaraguá do Sul estarão orientando os professores para que antes da entrega da cartilha nas salas de aula, o delicado assunto seja discutido abertamente com os alunos, esclarecendo dúvidas e apresentando exemplos práticos de como o bullying se manifesta e quais as ações para impedir a sua disseminação no ambiente escolar e fora dele.

Algumas atitudes e comportamentos são comuns de um estudante vítima de bullying, como não ter vontade de ir para a escola, apresentar baixo rendimento escolar, isolamento dos amigos e da família. Geralmente, a pessoa não se valoriza, aparenta estar triste, deprimido, ansioso ou aflito. As consequências do bullying são inúmeras, entre elas, baixa autoestima, baixo rendimento e evasão escolar, agressividade, desejo de vingança, estresse, ansiedade, fobias, dificuldade de relacionamento, depressão, e ideias suicidas.

O material elaborado pelo Ministério Público de Santa Catarina orienta para que as crianças e adolescentes vítimas de bullying procurem a ajuda de seus pais, da escola, de um profissional da saúde, do Conselho Tutelar, de delegacias especializadas ou de um Promotor de Justiça. As denúncias podem ser feitas pelo número gratuito 100.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público, assegurar, com absoluta prioridade, todos os direitos infantojuvenis fundamentais, como direito à vida, à saúde, à educação, à dignidade, ao respeito e à liberdade. As escolas do Estado de Santa Catarina dispõem do “Programa de Combate ao Bullying”, instituído pela Lei nº 14.651/2009, que menciona a prevenção e o enfrentamento a essa prática por meio de atividades interdisciplinares e da participação comunitária".

(jornal Regional-SC- Tatiane Machado)


VEJA MUITO MAIS, PELA SECRETARIA DO ESTADO..CLICK NA IMAGEM... http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/images/stories/120510_pq.jpg


VEJA MAIS http://www.itajai.sc.gov.br/noticias_det.php?id_noticia=16127


http://educacao.jaraguadosul.com.br/modules/news/article.php?storyid=148

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/04/ministerio-publico-de-sc-cria-campanha-contra-o-bullying.html

VALE CONFERIR ESTE ENDEREÇO..
http://portalliteral.terra.com.br/artigos/o-bullying-problema-individual-e-social-que-invade-as-escolas-brasileiras

NÃO DEIXE DE VISITAR O MUSEU DE JARAGUÁ DO SUL.. VOU TE ESPERAR.
DEIXE SEU COMENTÁRIO NA POSTAGEM. UM GRANDE ABRAÇO..

4 comentários:

Sandra disse...

PARTICIPANDO DE MAIS UMA COLETIVA DO BLOG DA MISTURAÇÃO.
QUE BOM QUE JÁ ESTAMOS TRABALHANDO E CONSCIENTIZANDO NOSSOS ALUNOS.
SANDRA

Sandra disse...

Realmente as histórias se repetem e complicam a vida de todos. Quantos sofrem calados, sem ter o poder de se manifestar. Infelizmente mesmo após todas as conscientização, vai demorar para nossos alunos mudarem de posturas.
As pessoas, tem que mudarem o seu comportamente. Olhar mais amigo e sincero..
Menas agressão.. Menos violência.E muito triste o que está acontecendo...As pessoas perderam o seu real valor..
Qualquer coisa partem para a gressão.
Um grande abraço a todos.

Carinhosamente,
Sandra

angela disse...

Realmente esse é um problema serio que deixa marcas para toda a vida naqueles que são vitimas.
Uma boa iniciativa da secretaria da educação.
beijos

Sandra disse...

Obrigada Angela, pela sua visita. Agradeço o seu carinho. Este Tema é muito polêmico. ?Está sendo discutido no Mundo todo, Região e Brasil..
Carinhosamente,
Sandra